Menu principal
 

Cinestória: debatendo história e sociedade através do cinema

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Última atualização em: 19 de abril de 2017 às 11:57

O projeto de extensão Cinestória, coordenado pela professora Isabel Cristina Hentz, começou suas atividades no campus Luzerna em 2015, com o objetivo principal de exibir e debater obras cinematográficas que proporcionem reflexões sobre a história e a sociedade.

Sempre buscando temas atuais e relevantes, a ideia principal é trazer os alunos para as discussões e contribuir para a sua formação cidadã. Além disso, o projeto apresenta muitos filmes que raramente seriam vistos pelos estudantes, dessa forma, também servindo para ampliar os horizontes culturais dos jovens.

Por se tratar de um projeto de extensão, todas as exibições também são abertas à comunidade, que sempre está convidada a contribuir com o debate. O Cinestória mantém ainda um blog  onde são publicados textos sobre os filmes exibidos e sugestões de obras que se relacionem ao objetivo do projeto.

Em 2017 foi lançada uma página de Facebook , onde a programação do projeto está sempre atualizada e onde são compartilhados textos, vídeos e outros materiais sobre cinema, história e ensino.
Ciclo de 2017

No dia 07 de abril o projeto Cinestória reiniciou suas atividades com a exibição e debate do filme “Juno” (2007). Além dos temas sociais tratados no enredo, o filme também foi escolhido para discutir o roteiro no cinema, sendo o primeiro de um total de dez filmes que vão discutir as diferentes dimensões da produção cinematográfica.

Para isso, o ciclo deste ano vai apresentar obras que venceram ou foram indicadas para o Oscar. Além de roteiro original, foram escolhidas as seguintes categorias: Trilha sonora, Efeitos visuais, Fotografia, Montagem, Ator/Atriz, Direção, Animação, Documentário e Filme estrangeiro.

 

Confira a programação deste ano

Categoria

Filme

Classificação etária

Data de exibição

Roteiro Juno

10

07/abr

Trilha sonora A missão

14

12/mai

Efeitos visuais Matrix

12

02/jun

Fotografia O labirinto do fauno

16

23/jun

Montagem Cidade de Deus

18

04/ago

Ator/atriz Um estranho no ninho

14

01/set

Direção Janela indiscreta

12 

29/set

Animação Persepolis

12

20/out

Documentário Tiros em Columbine

12

10/nov

Melhor filme estrangeiro A excêntrica família de Antônia

Livre

01/dez

Todas as exibições são gratuitas e ocorrem no auditório do IFC Luzerna, a partir das 13h30.

Para entrar em contato envie um e-mail para projeto.cinestoria@luzerna.ifc.edu.br ou acesse a página no Facebook!