CECOM lança Identidade Visual dos cursos do IFC

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Última atualização em: 25 de novembro de 2015 às 11:26

É por meio da identidade que mostramos ao público quem somos, como somos e o que ele pode esperar desta marca. Foi pensando na construção e consolidação da identidade unificada do IFC que a Coordenação-Geral de Comunicação (CECOM/Reitoria), em conjunto com as CECOMs dos campi, criaram o projeto de Identidade Visual dos cursos do IFC. O projeto foi aprovado no dia 04 de novembro, pelo Colegiado de Dirigentes (Codir), em reunião realizada no Campus São Bento do Sul. Entretanto, as tratativas e conversas para a construção dos trabalhos iniciaram em março de 2015. “Foi através do pedido da construção de uma logomarca para o curso de Agronomia de um dos nossos campi que surgiu a ideia de fazer, em um trabalho único, a identidade de todos os cursos superiores e técnicos do IFC”, explica Sonia Trois, programadora visual da CECOM/Reitoria.

A primeira etapa foi desenvolvida por Stefanie Piaskowy, estagiária de Design na CECOM/Reitoria, que criou os ícones a partir de pesquisas e referências. “Neste primeiro momento, as CECOMs, os DDEs e os coordenadores de cursos dos campi analisaram os ícones e encaminharam sugestões”, conta ela. Na segunda etapa de desenvolvimento do projeto, foram realizados os ajustes, o refinamento dos ícones e a divisão dos cursos em grandes áreas. Assim, cada área recebeu uma cor específica para ser aplicada na logomarca e nos materiais de divulgação (folder, flyer e banner).

Uma terceira etapa, a final, foi realizada para que as CECOMs, os DDEs e os coordenadores realizassem a avaliação da última versão de proposta dos ícones. “Três cursos em específico precisaram ter as logomarcas rediscutidas entre os campi que ofertam aquelas modalidades. Realizamos tal consulta via webconferência, assim conseguimos entrar em um consenso e finalizar o projeto”, salienta Stefanie.

Aprovado pelas CECOMs, pelos DDEs, coordenadores de cursos e pela PROEN, o projeto de Identidade Visual dos cursos do IFC também foi aprovado pelo Codir e agora está disponível para uso da comunidade acadêmica (VEJA AQUI).

“Este é o primeiro grande projeto de identidade visual realizado pelo IFC e ele só deu certo porque conseguimos unir a área técnica da CECOM/Reitoria com os servidores que conhecem a fundo cada um dos cursos. Isso nos deu conhecimento e subsídios para desenhar cada um dos ícones. No final, é isso que importa, que todos se identifiquem com o material e sintam-se parte do processo”, ressalta Nicole Trevisol, coordenadora-geral de Comunicação.

O projeto de Identidade Visual dos cursos do IFC visa unificar e fortificar a imagem tanto do IFC quanto dos cursos ofertados. “Entendemos que, com uma organização de identidade visual voltada à divulgação dos cursos dos campi, conseguiremos atingir um maior público no âmbito externo. Além disso, faremos com que os nossos alunos se sintam especiais e pertencentes ao IFC, e não somente parte do seu campus”, finaliza Sonia.

Com este projeto, a CECOM/Reitoria disponibiliza aos campi modelos padrões de identidade visual de cada um dos cursos técnicos e superiores do IFC, possibilitando que a divulgação ocorra durante todo o ano em ações pontuais voltadas a um público-alvo específico. O uso e as aplicações serão orientados pela CECOM do seu campus. Veja os contatos AQUI.

Confira o Manual em http://cecom.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/17/2015/11/Manual-Identidade-Visual-Cursos.pdf

Baixe as logomarcas e comece a usar agora: http://cecom.ifc.edu.br/identidade-visual-dos-cursos/

* Texto: CECOM/Reitoria.

* Fonte: http://informativo.ifc.edu.br/cecom-lanca-identidade-visual-dos-cursos-do-ifc/