Menu principal
 

Última atualização em: 14 de fevereiro de 2024 às 16:14

 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Design-sem-nome-7-1024x1024.pngFruto do programa de expansão da Rede Federal Técnica e Profissional de ensino, o Campus Luzerna do Instituto Federal Catarinense (IFC) nasceu com a grande missão de proporcionar educação profissional, atuando em Ensino, Pesquisa e Extensão, comprometida com a formação cidadã, a inclusão social, a inovação e o desenvolvimento regional.

Tudo começou em 13 de abril de 1999 com a fundação da Escola Técnica Vale do Rio do Peixe – ETVARPE, uma instituição de educação profissional do segmento comunitário. Em 25 de julho de 2002, com o financiamento do Programa de Expansão da Educação Profissional – PROEP no valor total de R$ 2.300.000,00, por meio de convênio entre o Ministério da Educação (MEC) e o Centro Tecnológico de Produção Industrial  (CETEPI), a ETVARPE foi inaugurada.

Com uma nova proposta para o setor, no ano de 2005, o Governo Federal realizou um grande investimento na educação técnica e tecnológica, através do Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional. Nesse contexto, em 2010, ocorreu a federalização da escola ETVARPE que passa a se denominar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Avançado Luzerna, parte integrante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense –
Campus Videira.

As aulas no campus Avançado Luzerna tiveram início em 25 de março de 2010, com os cursos técnicos de Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho, na modalidade subsequente ao Ensino Médio, cada um com 30 alunos.

A Portaria n° 952, de 16 de julho de 2012, alterou a denominação de Campus Avançado para Campus Luzerna conferindo autonomia à Instituição.

Cursos

Com a expansão e autonomia, atualmente o campus oferta 7 cursos, nas modalidades Médio Integrado (Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho), Subsequente (Automação Industrial e Mecânica) e Superior (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação e Bacharelado em Engenharia Mecânica).

 Estrutura

Em termos de estrutura física, o campus Luzerna possui uma área para estacionamento e uma área construída de aproximadamente 5.000 m² separados em 3 blocos, 2 de ensino e um bloco administrativo.

O IFC Luzerna dispõe de 15 salas de aula, Biblioteca, laboratórios de  física, química e três salas de informática. Há quatro laboratórios dedicados à área mecânica:
materiais e ensaios mecânicos, hidráulica e pneumática, processos mecânicos (com
equipamentos novos de usinagem convencional e CNC, soldagem e manutenção), e metrologia. Também dispomos de cinco laboratórios da área de automação: eletrotécnica, eletrônica, controladores lógicos programáveis, acionamentos elétricos e micro controladores.

O campus conta ainda com uma equipe multidisciplinar composta pelo departamento de Administração e Planejamento, Gestão de Pessoas, setor de Comunicação, setor de Tecnologia da Informação, departamento de Ensino e setor de Assistência ao Estudante.

Localização

O IFC Luzerna fica localizado no município de Luzerna, no Vale do Rio do Peixe, 410 km da capital Florianópolis.

Endereço
Instituto Federal Catarinense – Campus Luzerna
Rua Vigário Frei João, nº 550, Centro
Luzerna/SC – CEP: 89.609-000

Telefone: (49) 3523-4300

Fale conosco

Assista ao vídeo institucional do Campus Luzerna clicando aqui.

 

Galeria de fotos: