Técnico-Int-Mecânica-1

Objetivo geral

Formar profissionais preparados para o exercício da cidadania de tal forma que os egressos possam intervir no segmento produtivo, acompanhar as constantes mudanças tecnológicas, buscando melhorar a produtividade e a qualidade destas, dentro de uma perspectiva humanista e ética.

Serão encorajados a dar continuidade à sua formação, desenvolvendo novas capacidades técnicas, criativas e inovadoras, sem a perda da perspectiva sócio-econômica-ambiental.

Objetivos específicos

- Propiciar o desenvolvimento de competências relacionadas à seleção e interpretação crítica de informações na esfera da Linguagem, integrando diversas áreas de estudo.

- Auxiliar no desenvolvimento dos educandos com hábitos eficazes de estudo e de métodos de trabalho coletivo que priorizem a organização, o planejamento, a flexibilidade e o comprometimento.

- Proporcionar a integração curricular efetiva entre os componentes curriculares do ensino profissionalizante e do ensino médio propedêutico.

- Incorporar ao ato pedagógico ações que visem ressignificar a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

- Fomentar o exercício da cidadania como participação social e política, na construção de valores éticos, assim como no exercício de direitos e deveres.

- Incentivar a utilização do diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionando contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo.

- Contribuir para a formação estética do educando por intermédio do conhecimento das diferentes formas de expressão artística e cultural.

- Implementar ações sustentáveis no IFC para que os estudantes interajam como integrantes do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental.

- Propiciar a realização de pesquisas sobre o desenvolvimento de projetos e processos industriais para a produção de bens com produtividade e qualidade.

- Contribuir para o desenvolvimento técnico, econômico e social da comunidade local e regional.

- Propiciar ao estudante o desenvolvimento de características de liderança, empreendedorismo e trabalho em equipe.

- Prover ao estudante a capacidade de tomar decisões, tendo como base de apoio os princípios da ética profissional, do desenvolvimento sustentável e da segurança do trabalho.

- Elaborar projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados a máquinas e equipamentos mecânicos.

- Planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos.

- Operar equipamentos de usinagem.

- Aplicar procedimentos de soldagem.

- Realizar interpretações de desenho técnico.

- Controlar processos de fabricação.

- Aplicar técnicas de medição e ensaios.

- Especificar materiais para construção mecânica.

Perfil do aluno e possibilidades de atuação

O Técnico em Mecânica formado pelo IFC – Campus Luzerna é um profissional que atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Também planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos, conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança no trabalho. Controla e otimiza os processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios, e especifica materiais para construção mecânica.

Pode atuar de forma autônoma ou vinculada às empresas do setor do produtivo, encontrando aplicabilidade em um amplo mercado. O profissional aqui formado possui sensos: crítico, de liderança, de empreendedorismo, da ética profissional e do desenvolvimento sustentável.

Dados do curso

Turno: Integral (manhã e tarde)

Ingresso: Exame de Classificação

Carga horária total: 3.260 horas