Menu principal
 

Última atualização em: 14 de março de 2022 às 12:04

Perfil do Egresso

O Engenheiro Mecânico é um profissional de formação generalista, que atua em estudos e em projetos de sistemas mecânicos e térmicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção, de acordo com as normas técnicas previamente estabelecidas, podendo também participar na coordenação, fiscalização e execução de instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas. Além disso, coordenada e/ou integra grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança, à segurança e aos impactos ambientais.

 
Áreas de Atuação

O Engenheiro Mecânico é habilitado para trabalhar em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos e outros) e em indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos etc); na produção de veículos; no setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização etc); em indústrias que produzem máquinas e equipamentos e em empresas prestadoras de serviços; em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria e outros.

 
Infraestrutura

O IFC Luzerna conta com uma excelente estrutura, com: salas climatizadas, biblioteca incluindo acervo específico e atualizado. Dispomos de uma estrutura laboratorial diversificada e totalmente equipada para propiciar atividades práticas que complementam e colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de modo a permitir a experiência do aluno em atividades comuns à profissão do Engenheiro Mecânico.

 
Como estudar no IFC Luzerna?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é sisu-logo-1024x687.pngO ingresso nos cursos superiores do IFC Luzerna é feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com as notas do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à abertura das vagas. O período de inscrições é divulgado em janeiro, na Página do Sisu.

O candidato também pode solicitar o ingresso como portador de diploma ou por meio de transferências internas e de outras instituições de ensino. Os editais são divulgados no Portal de Ingresso.

Pré-requisito: Ensino Médio completo

Duração: 5 anos

Novas turmas: 1º semestre

Turno: Integral 


+ Informações

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é gui.pngO atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é auxmm.pngO atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é docc-1.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é horrr.pngO atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é emmm.pngO atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ide.png

Contatos

Coordenador do Curso:Prof. Dr. Diego Rodolfo Simões Lima                

E-mail: diego.lima@ifc.edu.br
📞 (49) 3523-4337

Coordenador Substituto do Curso: Prof. MSc. David Roza José
E-mail: david.jose@ifc.edu.br



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Luzerna
Rua Vigário Frei João, nº 550, Centro - Luzerna - SC - CEP 89609-000 - Fone (49) 3523-4300