Menu principal
 

tintegrado-seguranca-do-trabalho-1Buscamos ofertar ensino de boa qualidade voltado para a formação omnilateral dos educandos, integrando conhecimentos práticos e teóricos, permitindo desencadear o desenvolvimento de hábitos intelectuais e técnicas no exercício profissional do Técnico em Segurança do Trabalho, para que assim possa prosseguir os estudos com competência, atuando de forma ativa na sociedade, na esfera do desenvolvimento econômico e tecnológico, respeitando os direitos fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática.

Dados do curso
Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Segurança do Trabalho
Período: Integral (matutino e vespertino)
Habilitação: Técnico em Segurança do Trabalho
Forma: Ensino Médio Integrado
Modalidade: Presencial
Período para integralização: 3 anos
Carga horária do Núcleo Comum: 2072h
Carga horária Técnica em Segurança do Trabalho: 1203h
Atividade complementar: 150h
Carga horária total: 3425h
Eixo tecnológico: Segurança do Trabalho

Coordenação
Professora Giordana Ferreira de Oliveira Caramori
Titulação: Mestre em Saúde Coletiva
E-mail: giordana.caramori@luzerna.ifc.edu.br
Telefone: (49) 3523-4300 (ramal 27)

Perfil do Egresso
O egresso deverá estar preparado para o exercício da cidadania, de tal forma que possam intervir no segmento produtivo, acompanhar as constantes mudanças tecnológicas, buscando melhorar a produtividade e a qualidade dentro de uma perspectiva humanista, ética e do pensamento crítico. Além da consolidação dos conhecimentos da educação básica, o egresso terá condições intelectuais para dar continuidade à sua formação, desenvolvendo novas capacidades técnicas, criativas e inovadoras, sem a perda da perspectiva sócio-econômica-ambiental.

O Técnico em Segurança do Trabalho formado pelo IFC Campus Luzerna é um profissional que atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e segurança do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). Coleta e organiza informações de saúde e segurança do trabalho. Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Pode atuar de forma autônoma ou vinculada às empresas do setor do produtivo, encontrando aplicabilidade em um amplo mercado. O profissional aqui formado possui sensos: crítico, de liderança, de empreendedorismo, da ética profissional e do desenvolvimento sustentável.

Campo de atuação no mundo do trabalho
De acordo com o CNCT (2014), o Técnico em Segurança do Trabalho atua em ações prevencionistas nas indústrias, hospitais, comércios, construção civil, portos e aeroportos, centrais de logística, instituições de ensino, fabricação e representação de equipamentos de segurança, empresas e consultorias para capacitações em segurança do trabalho.

Matriz Curricular

Corpo Docente

Identidade Visual