Menu principal
 

Última atualização em: 23 de março de 2020 às 14:17

Objetivos do curso 

Conforme a Resolução CNE/CEB nº 06/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e em atendimento à LDB, a Educação Profissional articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes formas de educação, integrando ao trabalho, à ciência e à tecnologia, com o objetivo de garantir ao cidadão o direito ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social. Sendo assim, serão apresentados os objetivos gerais e específicos do curso Técnico em Mecânica modalidade Integrada.

Objetivo Geral

Formar profissionais preparados para o exercício da cidadania, de tal forma, que os egressos possam intervir no segmento produtivo, acompanhar as constantes mudanças tecnológicas, buscando melhorar a produtividade e a qualidade, dentro de uma perspectiva humanista e ética. Serão encorajados a dar continuidade à sua formação, desenvolvendo novas capacidades técnicas, criativas e inovadoras, sem a perda da perspectiva sócio-econômica-ambiental.

Justificativa

A região oeste do estado, formada por 122 municípios, possui um parque industrial voltado para o setor agroindustrial, o qual responde por quantia significativa das exportações catarinenses. Para atender a esse complexo, instalou-se na região um grande número de micros e pequenas empresas do setor eletroeletrônico e metal-mecânico, carentes de mão de obra especializada no setor de montagem e manutenção de equipamentos, automação de processos, controle de qualidade e organização da produção.

Estudo realizado pela Fundação Dom Cabral (2014) com a participação de 167 empresas dos mais diversos setores, e que juntas representam 23% do PIB brasileiro, mostram a carência de profissões no país. ​Na pesquisa, pode-se observar que a categoria de técnicos representa a maior dificuldade para contratação, e a maior problemática é a falta de qualificação.