Última atualização em: 23 de março de 2020 às 15:31

TC – (Trabalho de Conclusão)

Semana de TC 2019.2

Cronograma da semana de apresentação de TC de 2019.2

Orientações correntes

Lista com as orientações atuais:
Planilha de Orientações

Desenvolvimento do TC e banca

Para o desenvolvimento do trabalho de curso as seguintes etapas devem ser seguidas:

Link para os documentos:
Modelos de Trabalho acadêmico
Aceite de orientação
Avaliação da Banca – TC
Lista de presença
Ata da apresentação de TC
Comprovante de entrega TC ECA

Entrega do TC

O IFC desenvolveu um fluxograma que explica as etapas e procedimentos para entrega do TC. Após o desenvolvimento do TC, o aluno deve seguir os passos lá contidos.
Fluxograma
Link para os documentos citados no fluxograma

Responsabilidades

É responsabilidade do discente se organizar de forma que o TC possa ser entregue a tempo e com o devido aval do orientador. Caso hajam problemas na orientação, o PPC prevê a possibilidade de troca de orientador que deve ser devidamente justificada e será avaliada pelo colegiado.
É importante salientar que, além do desenvolvimento do trabalho ser responsabilidade do aluno, a definição do tema também é responsabilidade do discente. Não obstante seja possível a sugestão de um tema por um professor, orientador ou coordenador do curso, o mesmo não é obrigatório.

Estágio

Informações sobre documentação envolvendo o estágio podem ser encontradas aqui e no setor de estágio com o coordenador de extensão e estágio.
Uma vez feito a inscrição no setor de estágio, a matrícula no componente curricular “Estágio Obrigatório” será realizada pela coordenação de curso. O discente deve verificar se o componente aparece como inscrito. Caso contrário deve informar a coordenação do curso.

Colação de Grau

Para solicitar a colação de grau, existem duas possibilidades:

Para SESSÃO SOLENE DE COLAÇÃO DE GRAU
-Preencher o Formulário de Solicitação de Colação de Grau e Pedido de Diploma Superior e assinalar a modalidade Sessão Solene;
-Entregar o formulário preenchido e os documentos requeridos no pedido no Registro Acadêmico;
-Aguardar as orientações para participação da Cerimônia.

Para FORMATURA EM GABINETE
-Verificar se todos os dados já foram lançados no seu histórico escolar.
-Fazer a solicitação de Colação no SIGAA > Portal do Aluno > Ensino > Solicitar Colação de Grau Individual. Na próxima página é necessário inserir:
1) justificativa para o pedido (escrito em texto corrido);
2) documento comprobatório (inserir arquivo pdf do histórico escolar);
3) documento de identificação (inserir em arquivo pdf cópia de um documento com foto);
4) Declaração Negativa da Biblioteca (inserir em arquivo pdf cópia da declaração)
-Submeter a avaliação.
-Após fazer a solicitação via SIGAA, o discente deverá preencher o formulário e assinalar a modalidade Formatura em Gabinete;
-Entregar o formulário preenchido e os documentos pedidos no Registro Acadêmico;
-Aguardar as orientações sobre o deferimento ou indeferimento do pedido.